Aluna do Secundário foi uma das finalistas da 2.ª Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura
A aluna do 12.º B, Iolanda Pereira ( ao centro na foto), foi uma das cinco selecionadas da 2.ª fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, no qual participaram 259 alunos do 3º ciclo e 85 alunos do ensino secundário, num total de 93 escolas inscritas. Foi a primeira vez que a nossa escola participou em tão importante iniciativa que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura/Ler +, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares. A final distrital da 7.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos do 3.º ciclo e secundário, decorreu no passado dia 23 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, com o objetivo de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos. Esta final contou ainda com a participação dos alunos João Vieira, do 7.º B e Salomé Barbosa do 9.º B, a representar o 3.º ciclo e Cátia Pereira, do 10.ºC e Eduarda Mendes, do 11.º A, pelo secundário. A 2.ª fase da competição consistiu numa prova escrita, com perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento, e uma prova oral na presença de um júri, para a qual foram selecionados dez alunos, cinco do 3.º ciclo e cinco do ensino secundário, onde esteve a nossa aluna. O júri desta edição foi constituído pelos professores Rui Nunes e Maria Cabral, e a bibliotecária Carla Teixeira. As duas provas foram baseadas em quatro obras literárias: "A Tempestade", de Hélia Correia, e "O Tesouro", de Selma Lagerlöf, escolhidas para os estudantes do 3º ciclo do ensino básico e "Os Pescadores", de Raul Brandão, e "A Pesca à Linha: Algumas Memórias", de António Alçada Baptista, para os alunos do ensino secundário. A final nacional do Concurso Nacional de Leitura vai realizar-se em Maio em Lisboa.
O testemunho das nossas alunas:
“A representação da escola na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura foi, sem dúvida alguma, uma experiência gratificante. Por vezes, o importante não é ganhar, mas sim a determinação com que tentamos. É sempre bom levar o nome da escola a este tipo de atividades. Agradeço o apoio incondicional dos professores envolvidos, sem os quais nada disto teria sido possível. A eles, um obrigada especial, assim como à escola pela oportunidade que nos proporcionou." ( Sofia Pereira, 10.º C)
“A minha participação no Concurso Nacional de Leitura foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu-me contactar com diversos autores, nomeadamente, através da leitura dos livros necessários para concorrer, da entrevista com uma das autoras e, ainda, do documentário sobre a vida e a obra de António Alçada Baptista. Concluindo, gostei imenso desta experiência e adoraria repetir!” (Eduarda Mendes, 11º A) "
"À chegada, deparámo-nos com a beleza dos espaços exteriores, explorando-os, e com a grandiosidade da Biblioteca Almeida Garrett, equipada com todos os recursos para realizarmos as provas e para os que utilizam aquele espaço de conhecimento. Logo nos foi dito que apenas 5 dos 300 alunos, que realizaram a prova escrita, seriam escolhidos para as provas orais, a realizar durante a tarde.
Enquanto estávamos na fila para almoçarmos, o professor Paulo recebeu uma chamada, com a informação de que um de nós tinha sido escolhido … Pois, fui eu … Fiquei, no mínimo, surpreendida, já que não estava, honestamente, à espera disso, mas fiquei contente pelo meu trabalho e a escola terem sido reconhecidos positivamente!
De tarde, o jurado tomou considerações de cada um dos cinco finalistas através da avaliação da escrita de uma carta, da nossa autoria, da leitura de um excerto da uma das obras sujeitas a avaliação e das respostas acerca da nossa experiência de leitura. Sabem aquela sensação dos olhares estarem concentrados em nós? Pois bem, foi o que senti quando me deparei com o público presente no auditório. Apesar de não ter ganho, penso que os cinco representámos a escola, dando o nosso melhor.
Espero que um dia tenham a oportunidade que tive: para além do conhecimento adquirido pela leitura dos livros, adquirimos conhecimento no contacto com os outros. Agradeço, portanto, à organização da escola e aos que me acompanharam nesta experiência, no meu último ano letivo!" (Iolanda Pereira, 12º B)