Escola com Melhores Aprendizagens

Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil

Rua Engº Adelino Amaro da Costa
4640-Baião
255542446

EDUCAR COM OTIMISMO

25-11-2012 00:44

 

Decorreu, no passado dia 13 de setembro, no Agrupamento de Escolas Vale de Ovil, o Seminário “ Educar com Otimismo”, dinamizado pelo Dr. Alfredo Leite e destinado aos professores do ensino básico e secundário.

Com este Seminário, pretendeu-se proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolverem alguns conhecimentos no âmbito da Psicologia Positiva e competências capazes de aumentar o seu bem-estar e estimular o otimismo junto dos seus alunos, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de um clima positivo entre todos.

Os conteúdos foram abordados de uma forma simples e prática, através de uma metodologia dinâmica e bem-humorada, geradora de uma participação ativa dos formandos ali presentes. Os participantes destacaram como aspetos positivos “ A dinâmica da ação”; “ Na época em que vivemos não seria mais fácil encontrar um tema mais necessário”; “ o formador sabia cativar, explicar e expor o conteúdo”; “ a interatividade e a comunicação”; “ bastante prática e interativa”. Outros realçaram o facto de “ esta ação terá repercussões francamente positivas na nossa forma de estar e, consequentemente de educar, pois se formos capazes de desenvolver uma atitude otimista, a nossa relação com os outros será contagiante ao ponto de promovermos a mesma atitude, tendo como vantagem a melhoria do desempenho por todos.” Os professores deixaram também algumas sugestões como “ vir mais vezes e demorar mais tempo”.

* Psicólogo, Diretor Pedagógico do Projeto Mundo Brilhante, Formador e Life Coach.